Exercício físico nas grávidas.
O exercício físico permite viver a gravidez de forma mais saudável e a recuperação pós parto mais fácil e rápida. Reconhecendo os benefícios da actividade física, a maior parte dos médicos garante que as mulheres devem começar ou continuar algum tipo de exercício quando engravidam mas é necessário não existir contra-indicações.
O exercício melhora o sistema metabólico, cardio pulmonar e músculo-esquelético, ajuda a controlar o peso, evitando acumulação de gorduras e estimula a eliminação do excesso de líquidos e a redução dos edemas de membros inferiores entre outros benefícios.
A grávida só poderá frequentar as aulas depois da 12ª semana de gestação e após autorização médica.
O Pilates Clínico nas Grávidas
Pilates é de baixo impacto e permite às mulheres grávidas exercitarem-se sem nenhum incómodo para as articulações e sem um aumento do ritmo cardíaco.
Pilates é um exercício seguro e eficaz para ajudar as mulheres grávidas com a respiração, alinhamento do corpo e para recuperar a forma e o tónus muscular depois do parto.
A respiração lateral inerente ao Pilates, melhora a mobilidade da caixa torácica pois os movimentos do diafragma estão limitados devido à posição do bebé, principalmente no terceiro trimestre.
O fortalecimento do transverso abdominal vai melhorar não só a postura, como vai ajudar a mulher durante o parto.
A activação do transverso abdominal também activa os músculos perineais, mantendo estes músculos fortes e preparados para o nascimento. Isto também pode ajudar a controlar a incontinência que pode aparecer durante e depois da gravidez.
Inclui também muitos exercícios de alongamento e tonificação, que ajudam a manter a flexibilidade, que é essencial para o bem-estar e preparação para o parto.
As aulas poderão decorrer a partir da 12ª semana ir até à data prevista para parto.